segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Churrasco no Casamento


Bom nosso cardápio já estava definido a algum tempo, então foi so procurar sobre o assunto e encontrei este blog super legal:
http://noivaemacao.blogspot.com

Aprenda a organizar um evento descontraído com elegância e sem cometer gafes


Casamento com churrasco? Pode parecer incomum, mas muitos casais optam por organizar uma festa de casamento mais simples e oferecem um churrasco com tudo o que têm direito para os familiares e amigos.[...]

Se você gostou da idéia, deve estar pensando como é possível organizar uma festa de casamento elegante e ao mesmo oferecer um churrasco. É possível fazer um churrasco sem perder o requinte, o bom gosto e a sofisticação, mas é preciso ter muito cuidado para não cometer gafes que estraguem a comemoração.


O mais importante, antes de começar a planejar, é ter em mente que churrasco não é sinônimo de relaxo. A cerimonialista Márcia Possik, da Marriages, disse que se o casal quer um ambiente espontâneo, alegre e descontraído, fez a escolha certa, porém, ela não aconselha aos clientes o churrasco, por achar que falta um pouco do “glamour” que um casamento pede.
Para a cerimonialista, o churrasco pode ser feito no campo, em casa com espaço ao ar livre ou salão de festa descoberto, pois o horário ideal para esse tipo de evento é à tarde, no horário do almoço.

Planejando o evento

Se o objetivo for uma recepção elegante, Márcia explicou que o ideal é montar uma mesa para as guarnições e outra para os convidados sentarem, evitando mesas de plástico. Para finalizar, talheres bonitos, copos apropriados e toalhas ajudam a compor o ambiente.
“Quando a proposta é o festival de espetinhos, calcule cerca de seis por pessoa. Nada de espetos circulando. Monte bandejas com opções variadas e deixe os convidados escolherem. Murrarela de búfala, espetos de carne de soja ou frutas são opções inovadoras. Na trilha sonora, músicas ambientes ou mesmo um conjunto de chorinho animam a festa”, sugeriu.
Na opinião da consultora de etiqueta Ligia Marques, o importante é oferecer uma boa variedade de petiscos como pães e pastas de diversos sabores, azeitonas, variadas saladas, queijo coalho ou mussarella, coração de frango, lingüiça calabresa e de frango, espetinhos de frango e de carne, tomate, pimentão, arroz, farofa e bacon. Para acompanhar, bebidas variadas, bolo, doces em calda, docinhos e frutas.
“Depois da refeição, os noivos podem servir frutas frescas ou sobremesas refrescantes, como um flan de maracujá”, indicou Márcia Possik.

Servindo o churrasco

De acordo com a consultora de cerimonial e etiqueta social, Maria Aparecida Araújo, a proposta de um churrasco deixa como opção mais adequada o serviço à americana, ou seja, self service, onde os convidados se servirão durante todo o evento em ilhas montadas para este fim.
Na opinião da consultora, os noivos poderão também escolher a proposta de um Coquetel Party (menu volante) para o início e o acesso ao buffet para o segundo momento. O serviço também pode ser à inglesa, onde garçons servem as carnes para os convidados em travessas. “Isso exigirá muita agilidade para que as carnes não esfriem”, lembrou.
A professora indicou algumas iguarias que podem ser servidas: para começar uma bela mesa com frios, pães, queijos, conservas e pastinhas. Haddock e salmão defumados, presuntos de parma e pata negra, carpaccio de carne e mousses variadas.
Para ela, é necessário montar um buffet de saladas variadas com seus molhos e outro para guarnições quentes acondicionadas em réchauds: arroz de vários tipos, farofas (manteiga , farofa de ovos e outras), legumes grelhados (como cebola recheada, espinafre, brócolis, vagem, couve, acelga e agrião), batata rostie, frita e portuguesa, erva-doce ,batata doce com cominho, lima e chilli. Berinjela, alcachofras e aspargos. Pimentão, champignon e abobrinha.
Maria Aparecida indicou a montagem de um bar com bebidas acondicionadas em recipientes de gelo. Algumas bebidas recomendadas: água, refrigerantes, águas aromatizadas tipo H2O de vários sabores, sucos, Ice Teas, cervejas em garrafas pequenas,
“O ideal é um bartender para preparar coquetéis para os convidados. Caso isto não seja possível, os noivos podem escolher drinks já prontos e batidas em jarras. O interessante é escolher jarras bonitas e bebidas bem coloridas”, detalhou, lembrando que se for adotado o self-service recomenda-se espalhar várias tinas, onde estas bebidas ficarão, desafogando a necessidade de reposição.
Uma dica apresentada por Maria Aparecida foi disponibilizar uma máquina de chopp no balcão das bebidas, com alguém encarregado de servir os convidados.

Decoração
Uma decoração simples, com flores nas mesas dos convidados e nas mesas de comida é a grande aposta de Lígia Marques. Segundo ela, se o ambiente tiver uma piscina, pode-se fazer uma bonita decoração utilizando-a, frisando que a piscina não deve ser usada pelos convidados e nem pelos noivos durante a festa.
“Dentro da proposta mais informal a decoração deve ser rústica”, opinou Maria Aparecida. Ela indicou o uso de tecidos em tons crus, tramas mais abertas, como algodão, linhos rústicos e juta, xadrezes, estampados ou listrados, combinando com os lisos. Louças, talheres e guardanapos de tecido, também mais informais. Arranjos com flores do campo e muita folhagem decorativa. Buffets bem coloridos com frutas e legumes montados esteticamente. Móveis mais rústicos, inclusive para os lounges.

Trajes
Lígia Marques ensinou que os noivos podem se vestir com mais formalidade, mas sem exagero. “Aconselho um vestido sem véu, que após a cerimônia, se transforma de longo a curto. Fica melhor do que só um longo durante todo o tempo. O noivo veste terno”, explicou.
- O convite para esse tipo de casamento deve ser menos formal inclusive no material e tipo de impressão. Deve ser mencionado que será um almoço e o traje indicado para esse caso será passeio, erroneamente intitulado pela maioria de esporte fino - analisou Maria Aparecida.

Lembranças

Como em todo casamento, as lembrancinhas não podem faltar. Os tradicionais bem-casados e as fotos instantâneas dos convidados com os noivos foram as opções recomendadas por Lígia.
A sugestão de Maria Aparecida é entregar docinhos embalados em caixinhas rústicas ou cestinhas de vime.
Conheça o que é in e o que é out no casamento com churrasco e fuja das gafes:

IN
- Deixar a churrasqueira afastada dos convidados
- Uso do alecrim para aromatizar o ambiente
- Arranjos de mesa baixos e coloridos, com flores do campo
- Terno de cor clara para o noivo
- Conforto e fartura
- Local ao ar livre, com utilização de toldos
- Servir todos os convidados rapidamente, evitando filas
- Contratação de garçons e um bom churrasqueiro
- Convidados se servindo na grelha, como em um buffet

OUT
- Tudo o que trouxer formalidade ao evento
- Talheres e sousplats de prata
- Toalhas formais e escuras
- Flores sofisticadas
- Luzes feéricas
- Deixar os convidados perto da churrasqueira, respirando a fumaça
- Espetinhos circulando na festa
By: http://noivaemacao.blogspot.com/2010/07/casamento-com-churrasco.html

Um comentário:

  1. você não vai se arrepender flor.. os convidados se sentem muito mais a vontade!!
    acredite!!
    Parabéns!!
    Lindo Blog!!
    Beijos

    ResponderExcluir